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MERCEDES-BENZ LANÇA NOVA VERSÃO DO CAMINHÃO AXOR 8x4 PARA TRANSPORTE DE MADEIRA

Tipografia

Com 2º eixo dianteiro direcional, Axor 8x4 plataforma oferece mais capacidade de carga, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais na severa aplicação do veículo

Setor madeireiro cresce sistematicamente no Brasil nos últimos anos, puxado principalmente pelas exportações de celulose

23 unidades do novo Axor 3344 8x4 foram adquiridas pela Breda Logística para transporte de eucalipto no Vale do Paraíba

Solução customizada para atendimento é fruto de parceria da Mercedes-Benz com a Suspensys/Randon

Seguindo o mote “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, a marca acaba de lançar uma versão 8x4 do caminhão extrapesado Axor 3344 (plataforma fora de estrada), que foi desenvolvida para atender a uma demanda da Breda Logística por mais capacidade de carga na severa aplicação do transporte de eucaliptos do campo à indústria. 

A solução Mercedes-Benz foi criada em parceria com a Suspensys/Randon, com participação da própria Breda Logística. Como resultado, o Axor 3344, que sai de fábrica na versão 6x4, ganhou um 2º eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys/Randon, tornando-se um caminhão 8x4 que oferece mais capacidade de carga, chegando a 56.000 kg de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos do tipo “romeu e julieta”.

“Estamos sempre ouvindo atentamente o que os clientes e as estradas nos dizem, utilizando essa experiência como referência para a criação de novas soluções e o aprimoramento daquelas que já são consagradas no mercado por sua qualidade, eficiência e rentabilidade”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este é o caso do Axor 8x4 desenvolvido a partir de uma demanda da Breda Logística, cliente e parceiro de longa data da nossa Empresa”.

Setor madeireiro cresce sistematicamente no Brasil

Passando ileso à recente crise econômica brasileira, o setor madeireiro tem crescido sistematicamente nos últimos anos, graças especialmente às exportações de celulose.

De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) – associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria – o Brasil é referência mundial do setor. O País tem mais de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, painéis reconstituídos, siderurgia e produtos de madeira processada.

Segundo levantamentos da Ibá, as exportações do setor no primeiro bimestre de 2018 somaram US$ 1,7 bilhão, uma alta de 32,8%, com evolução em celulose, painéis de madeira e papel. Com esse desempenho, o setor respondeu por 13,9% dos valores exportados pelas empresas brasileiras do agronegócio.

A China ampliou o valor comprado de celulose no País em 40,7%, seguindo como principal destino do produto brasileiro, somando US$ 588 milhões. A América do Norte também ampliou as importações de celulose em 50,7%, chegando a US$ 202 milhões no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano. A Europa, segundo principal destino do produto, cresceu 37,3%, somando US$ 423 milhões nos dois primeiros meses do ano.

Breda Logística compra 23 novos Axor 3344 8x4

Visando acompanhar esse crescimento sustentável do setor madeireiro, a Breda Logística adquiriu 23 unidades do novo Axor 3344 8x4 para renovação de frota. Os caminhões da empresa atuam entre as várias áreas de produção de eucalipto na região no Vale do Paraíba, levando o produto para indústria de celulose, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir de floresta plantada. 

“Desde que começamos a transportar eucalipto, em 2006, nós trabalhamos com o Axor 3344 e seu antecessor 3340 na nossa frota e esses caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz sempre se destacaram na nossa operação pela disponibilidade e ótimo custo operacional”, ressalta Ricardo Rodriguez Canton, diretor geral da Breda. “A versão 8x4 nos ajudará a aumentar a produtividade e reduzir ainda mais os custos operacionais, na medida em que poderemos transportar mais carga a cada viagem. Além disso, contamos com o atendimento e o importante apoio oferecido pela De Nigris nos trechos de operação no Vale do Paraíba, o que nos ajuda a manter a disponibilidade dos veículos”.

Henry Hardt, diretor de manutenção da Breda, destaca que um importante desafio no desenvolvimento do Axor 8x4, que ganhou um 2º eixo na parte dianteira, era reduzir a tara de todo o conjunto caminhão+reboque, otimizando o ganho de carga útil. “Isso é fundamental para nossa operação, porque o Axor 8x4 plataforma com carroçaria ‘romeu e julieta’ irá recolher o eucalipto no interior das fazendas, passando por muitos aclives e terrenos irregulares, e depois pegará estrada até a indústria. Ou seja, tínhamos que ganhar capacidade de carga dentro da Lei da Balança e a solução com o Axor 3344 8x4 atendeu plenamente a nossa necessidade”.

Entre caminhões plataforma e cavalos mecânicos, a Breda Logística conta hoje com cerca de 60 unidades do Axor 3344 e 3340 em sua frota. Considerando todos os caminhões da empresa, a Mercedes-Benz responde por 65% de toda a frota. Na soma geral de caminhões e ônibus, outro importante ramo de atividades do cliente, essa proporção aumenta para 80%, destacando a forte presença dos veículos comerciais da marca no cliente.

Mercedes-Benz atende a demandas específicas de clientes

O desenvolvimento do extrapesado Axor 3344 8x4 plataforma off-road para transporte de madeira foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.

Por meio da atuação do CTT, a Mercedes-Benz ganha flexibilidade para oferecer produtos cada vez mais dedicados a cada necessidade das empresas de transporte. Com a customização, a Empresa fornece veículos totalmente adequados às mais diversas aplicações, atendendo assim às necessidades particulares de cada cliente.

A versão 8x4 do Axor 3344 também é resultado de um trabalho de parceria. Neste caso, a Mercedes-Benz produz o kit 8x4 e a Suspensys/Randon realiza a implementação. Isso inclui o 2° eixo dianteiro direcional, a suspensão de 4 lâminas e o sistema de direção. Além disso, vários itens são disponibilizados opcionalmente a clientes, como escapamento vertical, limpador na posição vertical, acendimento automático dos faróis, proteção da chave geral, proteção traseira e sinalizador “Giroflex”.

"Nós somos provedores de tecnologia e soluções customizadas, aumentando a flexibilidade e ganhando agilidade para o atendimento aos clientes”, destaca Leandro Correa, gerente executivo da Suspensys/Randon. “Isso tem tudo a ver com a história da Suspensys/Randon, que sempre foi uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para o mercado, adequando caminhões, carroçarias e implementos para as diversas demandas do transporte de carga”.

Entre as vantagens oferecidas aos clientes, Guilherme Schiochet, coordenador de vendas da Suspensys/Randon cita as garantias oferecidas pela Suspensys/Randon e pela Mercedes-Benz. “São duas marcas de peso, consagradas no mercado, que asseguram garantia para o caminhão e para o implemento 8x4, além da qualidade e confiabilidade dos produtos. Ambas as empresas têm experiência, tecnologia e equipes de engenharia preparadas para atender a cada nova demanda dos clientes e do mercado”.

Axor 3344 8x4 madeireiro é atração na Expoforest

A primeira unidade do lote de 23 caminhões Axor 3344 8x4 foi entregue pela Mercedes-Benz à Breda Logística na Expoforest – Feira Florestal Brasileira, realizada de 11 a 13 de abril em Santa Rita do Passo Quatro, na região de Ribeirão Preto, no interior paulista. Principal evento do setor na América Latina, a Expoforest é a única feira dinâmica que apresenta e demonstra tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas.

Durante o evento, a Mercedes-Benz disponibilizará aos motoristas um test-drive com os caminhões extrapesados Axor 3344 6x4 e Actros 2646 6x4 atrelados a semirreboques para transporte de madeira. No estande da marca, os visitantes poderão conferir mais detalhes do amplo portfólio de caminhões para o setor, com várias versões de Axor, Actros e Atego para atividades de produção, bem como de serviços de apoio no campo.

No setor madeireiro e em toda a cadeia do agronegócio, assim como nas mais diversas áreas da atividade econômica, os caminhões Axor e Actros são reconhecidos pela força, robustez, resistência, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto para o motorista.  

“O Axor e o Actros foram desenvolvidos para enfrentar as características das estradas brasileiras e atender o atual perfil do transporte. Eles operam nos diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro pavimento, situações típicas da atividade madeireira e do agronegócio”, diz Roberto Leoncini. “Além disso, o elevado padrão de conforto da cabina, juntamente com os itens de tecnologia e segurança, garante ao motorista um excelente nível de bem-estar a bordo e de condução, o que resulta em produtividade e satisfação. Oferecemos ainda uma diversificada linha de produtos e serviços que asseguram a maior disponibilidade possível da frota para as atividades de transporte, o que se traduz em produtividade e, consequentemente, em rentabilidade para os clientes”.

Entre a soluções oferecidas aos clientes incluem-se os financiamentos do Banco Mercedes-Benz, os atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz, as ofertas da unidade de negócios de seminovos SelecTrucks, três linhas de peças de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), planos de manutenção e sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard. Este abrangente portfólio de peças e serviços está disponível aos clientes por meio da maior Rede de Concessionários, presente em todos os estados.

Perfil Suspensys/ Randon

A Suspensys iniciou suas atividades em 1997 em Caxias do Sul (RS), estando entre as maiores fabricantes mundiais de suspensões, eixos, conjuntos de cubos e tambores e componentes para veículos comerciais. Controlada integralmente pela Randon S.A Implementos e Participações, a empresa brasileira garante presença em todas as montadoras de veículos comerciais do Brasil. A companhia é integrada por dois negócios, a Suspensys que produz suspensões e eixos (para caminhões, ônibus e semirreboques) e a Suspensys WE (Wheel End) / Castertech, que fornece conjuntos de cubos e tambores montados e componentes fundidos, agregando valor ao produto final. Acesse mais informações em www.suspensys.com.